Seguro AUTOMÓVEL

foto

 

Entenda melhor porque a seguradora precisa de tantas informações a seu respeito, já que para a seguradora todo segurado está exposto a um determinado risco e quanto maior o risco, maior o preço que o cliente pagará pelo seu seguro do carro;

1. Se o cliente já teve muitos sinistros (acidentes, roubos de veículos não segurados, etc.) a seguradora levará essas informações em conta e, provavelmente seu seguro ficará mais caro; Dica: Tomar cuidado no trânsito, evitar usar o seguro com frequência te ajuda a ter bônus na sua renovação.

2. Normalmente, as mulheres pagam menos pelo valor do seguro por serem mais cuidadosas e, por consequência, envolverem-se em menos acidentes. Conduto, nos últimos anos, têm se observado que as mulheres estão se igualando aos homens quanto ao comportamento no trânsito, portanto em algumas situações as mulheres pagam valores similares aos homens ou até mesmo superiores.

3. Pessoas casadas também apresentam um comportamento mais prudente em relação a utilização do veículo, portanto via de regra, pagam menos que os solteiros.

4. A idade também influência no preço do seguro. Em todas as seguradoras os jovens pagam valores maiores, pois estatisticamente se envolvem em mais acidentes e seus veículos, normalmente, ficam mais expostos a possibilidades de roubos ou furtos – próximos a faculdades, baladas, bares etc.

5. Pelos motivos acima, todas as seguradoras precisam saber a relação completa de motoristas que dirigem o veículo a ser segurado. Pais com filhos pequenos pagam menos que os pais que residem com filhos maiores de idade.

6. O valor do seguro é baseado na exposição ao risco de acidentes, roubos, furtos etc. Então se o veículo fica estacionado em local fechado no trabalho, escola e pernoite, o cliente terá descontos se em vez disso, estacionar na rua.

7. Esta exposição ao risco também tem relação direta com a região e cidade de circulação do veículo. Por isso, pessoas que residem e circulam por locais com mais incidência de acidentes, roubo ou furto de veículos, pagarão mais pelo seguro. Os grandes centros urbanos são os campeões.

8. Tempo de habilitação – Este é outro fator que contará para o valor a ser pago, pois de forma geral, motoristas mais experientes se envolvem em menos acidentes, quando comparados com pessoas com pouco tempo de habilitação.

9. Alarmes, bloqueadores e rastreadores etc., são equipamentos que ajudam a evitar o roubo e furto, além de ajudar também na recuperação dos veículos. Por isso, quem tem esses equipamentos poderá ter descontos no seguro. Inclusive para carros muito visados pelos assaltantes, algumas seguradoras solicitam a instalação prévia desses equipamentos para a contratação do seguro.

10. O valor do seu seguro também tem relação direta com as coberturas contratadas e seus limites. Um seguro completo, isto é com mais coberturas e assistências, naturalmente custará mais que um com coberturas mais básicas.

Estas e muitas outras questões são levadas em conta na hora de fechar o valor, por isso é tão importante preencher corretamente o formulário de cotação com dados reais, para não ter problema com o pagamento da indenização no caso de um sinistro, pois se a seguradora encontrar divergências poderá recusar o pagamento e você terá que arcar com o prejuízo sozinho.